Entrevista exclusiva com o WESLEY NA AUSTRÁLIA



Finalmente, depois de um sutil lembrete no ASK (hahahah), a nossa equipe conseguiu um espacinho na agenda ocupada do Wesley Senna, do blog WESLEY NA AUSTRÁLIA, e na entrevista ele fala muita coisa que você gostaria de saber: tanto sobre a Hillsong College quanto sobre a Austrália. CONFIRA:

A partir do momento que você decidiu ir para a Hillsong College, quais foram os procedimentos para entrar na faculdade? Como você escolheu seu curso e o campus em que ia ficar?

Deus me confirmou um ano antes e, a partir daí, foi uma aventura. Entrei em contato com a galera da CESE - Intercâmbio Cristão e fiz tudo por eles. Eu sou um cara bem independente e sabia que poderia fazer tudo por mim mesmo direto com o College, mas decidi confiar numa galera que já faz isso há mais tempo que eu, ainda mais quando o assunto é visto, que é uma das coisas que mais dá medo na galera.Apesar de fazer parte do louvor na minha igreja local, Deus já tinha falado comigo há alguns anos que eu seria pastor, então não foi difícil escolher o curso de Liderança Pastoral. Uma coisa engraçada que descobri aqui é que alguns alunos que vêm fazer Adoração, acabam mudando no segundo ano para Pastoral - meus amigos dizem que é principalmente por causa de uma matéria de Pregação com o Robert Ferguson (que sempre destrói), que só alunos de Pastoral têm.Quanto ao campus, no começo eu queria ir pra Hills porque tinha a impressão que “é onde tudo acontece. Conversei com alguns amigos que tinham estudado em um ou outro. O que ouvi foi: a vida em Hills gira em torno da igreja, pois é longe do centro da cidade (50min ou mais dependendo do trânsito) e a 45min da praia mais próxima. Aluguel lá é um pouco mais barato também (consegue achar a 100 dólares por semana, contra 150 na City). Cerca de 2/3 dos alunos estão lá, mas também por ter muita gente, é difícil conhecer todo mundo. Já em City, o campus é menor, acho que umas 1500 pessoas no domingo a noite. É perto de tudo, 15min da praia, do centro, mais fácil de conseguir emprego e várias opções de coisas pra fazer. Por ser menor, é mais fácil conhecer a galera de outros anos e talvez os pastores sejam mais acessíveis.Depois de ouvir muito, escolhi a City.
 Qual foi a sensação quando você estava pegando o avião para a Austrália? Hahahaha

Pensando quanto tempo eu ia sobreviver com os animais mortais daqui haha não, brincadeira. Quer dizer, nunca vi um tubarão ainda, mas os morcegos são os maiores que já vi e tão por toda parte.Eu não conseguia acreditar, era um sonho que persegui toda adolescência, desisti (de verdade) e Deus me lembrou dele e fez acontecer. Pensei em tudo o que passei e chorei pra caramba. As camisetas foram a parte final de uma jornada bem difícil pra mim, um dia conto toda a história de como vim parar aqui. 
E quando você chegou, foi fácil fazer amizades? Tem muito brasileiro?
Haha engraçado que muitos alunos têm esse mesmo medo de não conseguir fazer amizades, mas quando você chega aqui, todo mundo tá no mesmo bote - ninguém conhece ninguém e todo mundo quer fazer amigos, mas ao mesmo tempo meio que receosos, é tudo novo. Doido pensar que você vai conviver com gente de mais de 50 países, que cresceu de uma forma totalmente diferente que você.Sim, tem muito brasileiro aqui. Isso é animal. Brasileiro quando se encontra já vira família, já chama pra sair junto, sentar junto no culto, é top demais. Facilita muito a vida de quem vem pra cá. A comunidade de brasileiros deve passar 150 pessoas. Um dos treinadores do College é brasileiro, inclusive. 
 Resuma para nós como é a rotina na faculdade de aulas, provas, trabalhos, horas vagas..
Primeiro, não tem provas (graaaaças ao bom Deus haha). Digo, tive uma prova, que foi de Religiões Mundiais, só. Mas têm os trabalhos escritos, que não são tão puxados, mas pra nós que o inglês não é a língua-mãe pode levar algum tempo - um trabalho pode ter 4 a 5 perguntas que você tem que responder com 500 palavras e embasamento teórico.A rotina varia muito cada semestre. Basicamente você tem um dia livre na semana, nos outros aulas de manhã e à tarde, mas pode ter uma janela entre, e cultos que você tem que servir nos finais de semana. No primeiro semestre aqui eu tinha na segunda uma aula de manhã das 9:45 as 10:45, depois outra das 14:15 as 16:15. Sim, são uns horários nada a ver às vezes. Nessa janela eu geralmente ia pra casa fazer almoço, chamava os amigos pra comer junto ou ia pra casa de alguém cozinhar também. A galera faz muito isso aqui ‘e aí, vamos cozinhar na casa de alguém?’.

Quais são as principais diferenças entre aí e o Brasil (povo, comida, clima, cidade)? Como você lida com a saudade da família e do nosso país?
Aqui na verdade me lembra muito o Brasil. Um amigo diz que a Austrália é o Brasil que deu certo. O clima e as pessoas são muito parecidas. Australiano é bem gente boa, pelo menos os que conheci. Te ajudam se pede informação na rua, são acolhedores e fácil de puxar conversa. Comida aqui é caro, talvez por que seja uma ilha e muita coisa é importada haha. Mas aqui o salário mínimo é melhor também, então meio que equivale.Pra saudade, Deus inventou o Skype e viu que era bom haha. Nos dias que pega mesmo por aqui, o negócio é correr pro Paizão, ir caminhar, estar com amigos, sei lá. Todo mundo tem seus dias na bad e um ajuda o outro.


A Hillsong Church é igual qualquer igreja ou tem seu diferencial?

É igual qualquer igreja e tem seu diferencial haha Eu vejo que a igreja é muito forte em visão, que se revela em todas as formas de expressão da igreja: música, pregações, ambientação, etc. Tudo é pensado para que você se sinta em casa, se sinta acolhido e saia daqui encorajado a fazer a diferença. Há várias frases por aqui do tipo amar a Deus. Amar as pessoas. Amar a vida, o melhor está por vir, igreja é pra ser curtida, não aturada, que ajudam a pegar a visão. Mas ainda é uma igreja como qualquer outra, que está sempre tentando pastorear cada vez melhor e alcançar mais e mais pessoas, com desafios de qualquer igreja no Brasil, como incentivar todos a estarem em células e servir.
 Você já está há quase 6 meses estudando no College, no futuro, você pretende voltar para o Brasil ou morar aí definitivamente?
Vim pra fazer os 3 anos de College, depois mais 1 ano e meio para ter o bacharel em Teologia. Depois disso, só o Paizão sabe.


O College correspondeu as suas expectativas?
Superou todas elas. De longe, uma das melhores coisa que já aconteceu na minha vida. Descobri aqui que a hashtag que vários alunos usam #livingthedream faz todo sentido. 
Qual o conselho que você para aqueles que sonham em estudar na Hillsong College?

Eu não quero ser o cara que vai dizer ‘vai lá, persiga seus sonhos, não deixe eles serem apenas sonhos’, pois eu sei muito bem como isso pode ser prejudicial. Eu persegui o sonho de morar fora por anos, me frustrei todas as vezes. Cheguei ao ponto de perceber que meu relacionamento com Deus e orações se baseavam nisso. Então decidi entregar esse sonho. Lembro que tinha 16 anos e orei “Deus, se eu nunca sair do Brasil, ainda assim vou te amar e fazer Tua vontade”. Eu só comecei a me mover em direção a isso quando Deus me deu uma palavra assustadoramente clara na Bíblia e me confirmou através de uma situação bem específica que pedi para acontecer se fosse a vontade Dele de eu ir. Acho que meu conselho seria buscar a paz e sabedoria de saber que os planos do Pai são melhores, melhor até que Hillsong College, e se Ele confirmar, aí sim, venda mousse, camisetas, corra atrás com a criatividade que Ele te der e saiba que, quando é vontade Dele, ele paga a conta. 

Siga o Wesley nas redes sociais:

Saiba tudo sobre Intercâmbio para a Austrália e/ou como estudar na Hillsong College com a CESE - Intercâmbio Cristão:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Boa história!
    Eu também tenho esse sonho de ir para outro país, mas como ele falou, temos que entregar nossos sonhos à Deus, e mesmo que esse sonhos não se realizem, continuamos amando a Deus acima de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  2. Uau, que demais! Valeu pela entrevista. Isso ajuda a tirar da cabeça a ilusão de que tudo é fácil, mesmo que no fundo se pense que não. Engraçado, que mesmo Deus tendo confirmado para o Wesley que era sua vontade coloca-lo no Hillsong College, ele ainda teve de lutar muito para chegar lá. Não foi só pegar o avião e decolar. Saber disso nos faz perceber que de fato Deus não disse que tudo seria fácil. Outra coisa: o Wesley mencionou que antes de qualquer coisa entregou o seu sonho nas mãos do Eterno, a quem carinhosamente chama de Paizão, e acho que está aí o segredo do negócio: a renúncia. É assim que se ganha porque o Senhor vê o quanto amamos mais sua obra e até onde estamos dispostos a chegar por ela. Foi o que aconteceu com o Wesley e por isso ele conseguiu. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ir pra outro país sempre foi meu sonho, desde pequena. Quando conheci a hillHill church e o United foi quando escolhi um país específico (Aus)...Eu tenho pedido a Deus e orado bastante pra que se confirme se é a vontade dEle ... Aprendi muito com o Hillsong de longe e espero poder aprender mais de perto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sigam minha página no Instagram Hillsong.loversbrazil

      Excluir